Fique em casa e se cuide durante o período de quarentena!

9-Apr-2020

Devido às questões de saúde envolvendo os casos do novo coronavírus no País, as iniciativas estão alinhadas com o #fiqueemcasa, no intuito de que todos evitem aglomerações e respeitem as orientações da Organização Mundial da Saúde. O cenário atual só reitera a necessidade de manter a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio de ações com o equilíbrio emocional e se movimentar. Veja as dicas abaixo de como cuidar da saúde mental e manter o corpo ativo, para passar por esse momento de isolamento de forma leve, buscando minimizar os efeitos da rotina de ficar em casa.

 

Saúde mental
Filtre as notícias

A internet, as redes sociais e os grupos de WhatsApp estão abarrotados de informações sobre o novo coronavírus. Além da possibilidade de estar consumindo conteúdos falsos, esse excesso de notícias pode ocasionar um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento e capacidade de discernimento. Por isso, consulte canais oficiais, como os sites da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Viver Bem, e tente consumir boas notícias, para melhorar o seu dia.

 

Você sabe fazer uma videochamada?

Em tempos de isolamento, o jeito é matar a saudade e colocar o papo em dia utilizando métodos on-line. Confira como fazer chamadas de vídeo utilizando as principais redes sociais. As ferramentas são gratuitas. Você só precisa de câmera e microfone, seja no celular ou no computador.

 

WhatsApp

Limitado a quatro pessoas por videochamada.

  • Abra a janela de conversa com um dos seus contatos no WhatsApp. Clique no ícone de câmera que fica no canto superior direito
  • Inicie a chamada em vídeo. Clique em +, no canto superior direito, para adicionar mais pessoas (no máximo três)
Instagram

Limitado a seis pessoas por videochamada.

  • Ao entrar no Instagram, clique no ícone de mensagem direta (seta), no canto superior direito da tela inicial
  • Toque no ícone da câmera no canto superior direito. É possível adicionar mais cinco pessoas
Facebook Messenger

Limitado a 50 pessoas por videochamada.

  • Selecione as pessoas ou o grupo e clique no ícone da câmera
  • Caso você selecione mais de seis pessoas, a tela só mostra quem estiver falando na hora

Pensamento positivo

O isolamento é necessário para evitar a proliferação do novo coronavírus. Pensamentos negativos, como se vitimizar e se punir, não vão te ajudar neste momento. O pessimismo impede a percepção de novos cenários, o que implica em deixar de buscar ou enxergar soluções. Lembre-se que se trata de uma situação temporária em prol de uma causa justa. É preciso se permitir a pensar de forma diferente para aliviar o sentimento ruim causado pelo momento atual.

 

Que tal meditar ou ter um novo hobby?
Confira o passo a passo para iniciar a prática da meditação. Também é possível fazer a meditação guiada. Há aplicativos especializados nisso.
 

 

  • Prepare-se: desligue a TV, coloque o celular no mudo e se mantenha em um lugar silencioso. Roupa confortável também é importante. Você ainda pode colocar uma música ambiente para te acalmar e diminuir a luz do cômodo

  • Cronometre o tempo da meditação, que pode durar três ou 30 minutos, se preferir. Contabilizar evita que você fique pensando em quanto tempo se passou, se está prestes a acabar

  • Encontre a sua posição: muitos optam pela posição de lótus ou índio, mas o importante é que você esteja em uma posição confortável. É possível, inclusive, meditar deitado, em especial nos casos de pessoas que têm dificuldades para dormir

  • Respiração: ela favorece a concentração e a tranquilidade. Se estiver sentado, apoie o queixo no peito. Inspire, sentindo o ar entrando pelas narinas. Expire devagar, percebendo as partes do corpo que se movem quando esvazia os pulmões. Procure inspirar profundamente. Segure um instante antes de expirar. Depois, experimente soltar o ar como um suspiro. Encontre um ritmo confortável para sua respiração e foque nela, para expulsar os pensamentos aleatórios

  • Sinta o seu corpo: vá sentindo as sensações de cada parte do seu corpo. Isso ajuda a se concentrar e a acalmar. Leve o tempo que precisar.

Caso a meditação não seja a sua praia, você pode adquirir novos hobbies, como pintar, tocar um instrumento ou até aprender um novo idioma, por meio de aplicativos especializados nisso.

 

 

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